Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Craques pra sempre: Andriy Shevchenko

*Texto escrito por Celso Bove.
Abro a partir daqui uma sessão nova no blog; vamos falar especificamente de um jogador. Um jogador que fuja do modismo dos craques patrocinados pela Nike ou pela Adidas. Os jogadores comentados aqui serão craques não tão valorizados ou que a maioria do público não conhece.
E como eu estou inaugurando esta sessão de jogadores, falarei do meu jogador predileto, Andriy Shevchenko, um ucraniano que marcou história nos três clubes que jogou na sua carreira, Dínamo de Kiev, Milan e Chelsea, e quando eu digo marcou história é porque marcou mesmo, pois foi artilheiro nos três clubes e conquistou títulos importantes nos três.
img
Falando apenas dos títulos, é campeão ucraniano 5 vezes, campeão da copa da Ucrânia por 4 vezes, campeão da Liga dos Campeões da UEFA, copa da Itália, Supercopa Européia, campeonato italiano, copa da liga inglesa e copa da Inglaterra.
Imagem1
Ele possui também títulos individuais relevantes, como jogador Ucraniano do ano por 6 vezes, melhor jogador da Liga dos campeões da Europa de 1999, Bola de Ouro de 2004, título que hoje é dado em conjunto com o melhor jogador do mundo.
25476_ori_andriy_shevchenko
Shevchenko sobre as pessoas que ainda sofrem com os efeitos de Chernobyl, cujo desastre ele escapou por ser abrigado pelo Dínamo Kiev, não tendo sido exposto aos efeitos da radioatividade, e com isso pode ter dado continuidade a sua carreira: ”Se meus gols e minhas vitórias pudessem ajudar o mundo a se lembrar do desastre de Chernobyl e colocasse um sorriso no rosto das pessoas que continuam sofrendo então eu dedico todo o meu sucesso a eles.”

Hoje, Shevchenko está no seu clube de origem, Dínamo, e já tem data marcada para sua aposentadoria, que será logo após a Eurocopa de 2012, que será disputada na Polônia e na Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário