Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

No Ibrox, a luz de um gigante - The Light Blues

Depois de 146 anos de história, as terras altas se acostumaram às cores branca e verde. A dominância celta no país, ainda mais após a falência dos Rangers originais, fez com que a luz azul praticamente se apagasse no cenário escocês.

Apesar da pretensão, o "old firm" sempre foi a síntese do futebol escocês. Desde 1988, há exatos 130 anos, em um fatídico 5 a 2 para os Sellics tudo começou. E desde então, por divergências políticas e religiosas, este clássico é considerado por muitos a maior rivalidade do futebol mundial, um resumo de ódio e intolerância.

A questão religiosa começou a influenciar no clássico em 1900, quando um estaleiro chamado Harland & Wolf chegou a Glasgow e tinha como norma não aceitar católicos. Aflorava, assim, a questão religiosa na sociedade escocesa. Em 1890, o Rangers já não aceitava jogadores católicos em seu time. No entanto, o Celtic sempre foi aberto para jogadores de outras religiões e fazia questão de tentar recrutar bons jogadores jovens e protestantes para enfraquecer o time azul. Com a chegada do estaleiro a capital, logo os protestantes começaram a trabalhar e ter uma melhor condição de vida e, com o passar dos tempos, os torcedores do Rangers começaram a ter um posicionamento politico de direita. Já os católicos encontraram mais dificuldade para conseguir emprego. Trabalhavam em indústrias e fábricas, em cargos baixos e logo começou a surgir um movimento operário e de esquerda dentre os torcedores. Além de divergências políticas, religiosas e sociais, outro fator muito preocupante “entra em jogo”: a participação de grupos terroristas nessa rivalidade. O Celtic possui o Irish Republican Army (IRA) como grupo que representa e defende o time por ter os mesmos ideais e posicionamentos que o clube. O Rangers tem o Ulster Volunteer Force (UVF) como seu combatente ao grupo oposto. Um dos casos mais famosos de extremismo foi o do então treinador Neil Lennon, que sofreu com problemas de intolerância religiosa por dez anos. Em 2010, recebeu uma carta bomba em sua casa enviada pelo grupo terrorista. Além desse caso, foi agredido em campo apenas por ser católico.

(Fonte: https://cenaslamentaveis.com.br/celtic-x-rangers-rivalidade-que-transcende-as-quatro-linhas/)

Tanta história, após a falência do Rangers e o seu rebaixamento em 2012, fez com que o clássico Old Firm ficasse 4 anos sem ser disputado. E mesmo com um retorno triunfante na partida de volta, a hegemonia não passa de mãos desde 2010/2011 - data do último título escocês dos blues. Ainda assim, o placar de 54 x 49 mostra quem é o maior gigante das highlands.

E com a chegada de Ricardo de Castro, com a falta de humildade que este discurso prolifera, não há adversários na Escócia que o Rangers queira mais derrubar do que seu velho rival. Que comece a guerra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário