Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

First Step - Goodbye Football League Two

A primeira temporada para o Notts County teria a sensação de início de caminhada. E como todo início de caminhada, os objetivos eram modestos. Enquanto se falava em acesso e otimismo para a imprensa e a torcida, o clima interno era realmente de (re)construção. A filosofia de Castro se impor aos poucos, começar a construir um elenco real a partir de um volume bruto de atletas. Com poucos recursos financeiros e sem uma base estruturada, a ideia era juntar alguns jogadores acostumados com divisões inferiores e talvez conseguir alguma jovem estrela emprestada de um grande clube. O que parecia certo era que a característica vencedora precisava nascer, florescer a partir de uma camisa tão histórica. Era o primeiro e dificílimo ano de Castro para fazer o plano de "50 em 5" dar certo.

Ao final da temporada, em meio a tantos sentimentos difusos, o Notts County conseguiu um aproveitamento surpreendente de 70% na liga, durante o primeiro ano de Castro. Tamanho desempenho rendeu não apenas o surpreendente acesso, mas também o título com 9 pontos de vantagem ao Lincoln City, vice-campeão.

O primeiro capítulo da saga do clube profissional mais antigo do mundo viu nascer um cara que já se consolidou um grande ídolo da torcida local: Eddie Nketiah, oriundo de empréstimo junto ao Arsenal, sagrou-se artilheiro da 4ª divisão com 17 gols em 43 partidas - uma média modesta, porém honestíssima para a característica de jogo desta divisão. Destaquemos que Nketiah fora o único jogador que topou o empréstimo à equipe do Meadow Lane dentre todos os atletas sondados.

Mais sobre Eddie Nketiah

Edward Keddar Nketiah é inglês, de origem ganesa, e artilheiro nato. Criado na base do Arsenal, sua história remonta até ao rival Chelsea, de onde foi dispensado por ser "baixinho". Jogando pela base e pelo segundo time do maior de Londres, sagrou-se campeão da Divisão 1 pelo time sub-23, anotando dois gols na final e terminando a competição com 14 gols. Neste período de desenvolvimento, foi figura presente nas convocações de seleções de base e desde então tem correspondido às expectativas, anotando oito gols em oito jogos neste ano (2019), além de duas assistências. Ao todo, Nketiah participou de 27 partidas entre as seleções sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21 da Inglaterra, anotando 23 gols. Tamanho sucesso, porém, não reflete em oportunidades com a camisa dos Gunners, sempre com escassas oportunidades - ainda em pré-temporada- de mostrar seu talento. Assim, na temporada de 18/19, mesmo que pela League Two, aceitou a oportunidade de vestir a camisa preta e branca. Em seu discurso ao final da temporada, disse: "Estou muito feliz da minha decisão de vir pra cá, evolui como homem e atleta sem sombra de dúvidas. Conseguir ser artilheiro de uma liga tão dura fisicamente significa muito. E ver o rosto dos torcedores pelo acesso não tem preço, mais ainda. Agora, preciso negociar minha permanência, acho que o Arsenal aceitará mais um ano de empréstimo. E sinceramente, quero ficar, sinto que aqui é meu lugar hoje. Voltarei ao norte de Londres quando estiver realmente pronto, quando for indiscutível. Hoje, estou mirando o Top 10 dos artilheiros da história daqui. (Les) Bradd (137 gols) que se cuide (risos), quero que essa torcida lembre sempre de mim como lembra desses caras. Eu vou fazer história aqui!"

Absolutamente focados na liga, o resultado nas copas, entretanto, foi desastroso. Utilizando quase sempre a equipe reserva nestes torneios, nem a copa local teve um ano positivo. Na Checktrade, eliminação nas semifinais da área para o Shrewsbury, por 0x2; na Carabao, caindo nos pênaltis contra o Sheffield United na rodada 4; e por fim eliminação na rodada 4 (replay) da FA contra o Portsmouth, 0x1.

Voltando à Liga, devemos lembrar que quem levantou a taça foi Tim Howard. O lendário goleiro norte-americano, com brilhantes passagens pela Premier League, assumiu o compromisso de liderar o time como um jogador vencedor, ao redor de quem se poderia compartilhar experiência profissional e de títulos, jamais vivida por outros jogadores do elenco. Até agora...

Time-base: Tim Howard; Tootle / Chamberlain, Ward, Duffy e Jones; Rose, Boldewjin e Evina; Mackail-Smith, Nketiah e Gomis.

Elenco

Goleiros: Tim Howard, Schofield e Palmer;
Laterais: Tootle, Chamberlain e Daniel Jones;
Zagueiros: Ward, Duffy, Bird, Stubbs e Barclay;
Meio-campistas: Mitchell Rose, Boldewjin, Evina, Doyle, Hewitt, O'Brien, Loum, Vaughan, Milson, Kellett, Patching e Barcham;
Atacantes: Nketiah, Dennis, Mackail-Smith, Gomis, Hemmings, Stead, Wootton e Branco;

Retrospecto
  • 1º colocado: campeão;
  • 46 jogos;
  • 97 pontos;
  • 28 vitórias;
  • 5 derrotas;
  • 79 gols feitos;
  • 22 gols sofridos
Se "na vida real" o Notts County amargou o rebaixamento à 5ª divisão na temporada 2018/2019, aqui no FIFA a história é a oposta. Um clube com uma história tão rica e que nunca venceu a Premier League começa a sonhar com vôos mais altos, com uma espécie de "contos de fada" nesta jornada liderada por Castro. E mais do que tudo, a responsabilidade é de manter a chama da tradição para que, ao chegar lá, o mundo entenda que o futebol de verdade ainda respira.

Próximo Capítulo: One Hundred - Invincibles

Nenhum comentário:

Postar um comentário