Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2020

E a base, vem como?

Temporada: 2026/2027
Cidade: Nottingham, Inglaterra

Nona temporada do Notts County sob comando de Castro. Entre os comandados, 36 atletas no elenco sendo 29 formados na base. Ou seja, 4 a cada 5 atletas oriundos da prospecção de jovens jogadores pelo mundo. O processo de renovação no Notts continuou firme para a temporada 2026/2027, depois de um ano de títulos. E se pensavam que a renovação baixaria o rendimento em campo, mero engano - novamente o time de Nottingham foi campeão de absolutamente tudo: nas copas, na Liga, na Europa. O cenário de dominação eliminara precedentes. 

Mitch Rose carrega a bola. Volante se tornou zagueiro. E dos bons!

Financeiramente, o Notts County se tornou o clube mais rico do planeta em função de recursos próprios. Ao final da temporada, fechou as contas com 1,12 bilhão de libras (7,61 bilhões de reais, pelo câmbio atual). Já em campo, além dos títulos, os prêmios individuais seguiam com Saka eleito melhor jogador do mundo ao fim de 2026. Saliba, De Ligt, Arnold e De Jong na seleção ideal da Europa pela campanha que fizeram ainda em 2026.

No elenco: 7 jogadores com 10+ gols. 9 jogadores com 10+ assistências.

Ao todo na caminhada, 59 vitórias e 7 empates em 66 jogos. Ou seja, zero derrotas na jornada. 

195 gols feitos e apenas 25 sofridos (2,95 e 0,38 por jogo, respectivamente)

Artilharia em todos os torneios. 

Campeão de tudo.

O ELENCO

No processo definitivo de renovação, praticamente todas as estrelas foram vendidas: Onana | 49MM; Saliba | 73MM;  Alexander-Arnold | 66MM; Hakimi | 50MM; Alaba | 8MM; Tonali | 80MM; De Jong | 140MM; Greenwood | 51MM; Häland | 69MM; e Rashford | 150MM.

Os "medalhões" foram substituídos por jovens promessas. Na defesa, nas laterais, no meio-campo e no ataque. 80% do elenco passou a ter conexões com as divisões de base.

Alguns jogadores se redescobriram - foram os casos de Ayassou e Edson Reis. Os dois pontas viraram laterais, jogando na linha de quatro do time principal. Ayassou no ano anterior aprendeu muito com Alaba, que foi uma espécie de mentor para o jovem camaronês. Já Edson foi uma referência à relação Telê Santana / Cafu - na qual o eterno técnico brasileiro transformou um promissor ponta num dos melhores laterais da história do futebol. O laboratório para Edson foi interessantíssimo, no qual mostrou uma melhora no quesito defensivo - porém uma lesão de menisco o tirou da temporada ainda em fevereiro, colocando em dúvida como ele irá evoluir no futuro.

Eyadama se tornou um leão na cabeça de área e mostrou ser um dos melhores finalizadores a longa distância da equipe. Igor Gomes e Jay Allen soberanos nas assistências, com 19 e 15 respectivamente. Brown se consolidou como o principal zagueiro do elenco. Novidades como Demirci, Solheim e Nygard apareceram. Um centroavante português, por muitos chamados de novo Cristiano Ronaldo, foi artilheiro da Carabao e guardou 17 bolas na redes - Carlos Feijó. Alessandro Branco voltou e firmou-se como um dos maiores atacantes da Premier League; assim como Mbarga se tornou um dos jogadores mais maduros do elenco - um dos capitães, discípulo de Sadio Mané. Um novo goleiro, Schmitz, surgiu como o Neuer do futuro e com apenas 16 anos já revezou com Schofield na briga pela titularidade.

Goleiros: Schofield, Schmitz e Jackson;
Laterais: Edson Reis, Nygard, Ayassou e Ornaiz;
Zagueiros:  De Ligt, Bird, Brown, Rose, Touré e Bamba;
Volantes: Eyadama, Yoshitomi, Luna e Horvath;
Meio-campistas: James, Saka, Caio Gomes, Helal, Mbarga, Allen, Demirci, Solheim, Bamba, De Vries e Davis;
Atacantes: Nketiah (C), Gbagho, Branco, Feijó, Joel Jackson, Diallo, Torres e Cissé.

COMMUNITY & SUPERCOPA EUROPEIA

A taça da Community veio contra o West Ham, numa partida impecável. 4x0 com gols de Nketiah, James (duas vezes) e Branco; foi um presságio do talento em assistências de Caio Gomes, com duas na partida. Já a Supercopa Europeia terminou numa goleada maior ainda: 5x0 no mesmo adversário, com Nketiah, Gomes (duas vezes), James e Rashford marcando.

CARABAO & FA CUP

Pela Carabao e especialmente com o time reserva, a copa secundária do país foi útil para revelar mais nomes da base. Especialmente precisamos falar de Carlos Feijó. O português anotou 8 gols em 6 partidas e colocou com todo mérito a equipe entre as duas melhores. A final, um jogo monótono, teve gol solitário de Nketiah para trazer o título para Nottingham contra o Manchester de Pep Guardiola. O ponto baixo da final foi a lesão no menisco de Edson Reis, fora por sete meses dos gramados. O ponto alto foi um título sem tomar um gol sequer, mérito para o garoto Schmitz, que defendera a meta nesta competição.

Já a FA foi palco da maior goleada da história recente do clube, um 12 x 0 diante do Northampton. Foi novamente uma campanha avassaladora com dificuldades na final: o City saiu na frente e segurou por muito tempo a ponta, com Caio Gomes empatando no fim. Um jogo com a cara de Pep, que entretanto viu Gbagho e companhia garantindo a virada na prorrogação, o 3x1, e o caneco. Último jogo de De Ligt, que estava suspenso para a final da UCL - e em partida tão importante, assistiu Gbagho em um dos gols feitos na prorrogação.

PREMIER LEAGUE

A molecada do Notts County fez muito mais do que se esperava. A responsabilidade assumida no campeonato, herdando cinco títulos consecutivos, era gigante.

O resultado obtido? Hexacampeonato, novamente invicto!

O time conseguiu 31 vitórias no torneio, somando exatos 100 pontos. Foram 104 gols feitos e 17 sofridos - a melhor performance defensiva na sequência de títulos.

Foram dez vitórias nas dez primeiras rodadas, algo jamais alcançado nas melhores campanhas. O título veio na 32ª rodada, na goleada por 5x1 contra o Crystal Palace - o primeiro caneco conquistado legitimamente em casa.

Numa campanha tranquila, o jogo mais emocionante foi o penúltimo. Contra o Leicester, o jogo se arrastava num 1x1 chato. No último minuto, um pênalti para os Foxes tiraria a invencibilidade da equipe. Mas Schmitz, o menino de 16 anos, voou longe para não permitir. 

Gbagho novamente foi o artilheiro do torneio, com 23 gols; Nketiah seguiu o caminho do prodígio, com 19. Trocando a ordem do pódium, Nketiah liderou os passes pra gol com 13; Gbagho e Allen, 11 e Branco, 10 fecharam a lista da PL.

Mais um título, nenhum "contender" próximo. Por enquanto e, provavelmente, por uns bons anos.

CHAMPIONS LEAGUE

A Champions League teve a dominância do Real Madrid de Zidane por muito tempo, quando da conquista do tricampeonato entre 2015-2018. Agora, o tricampeonato é façanha do Notts County de Castro. 

Mais uma campanha dominante.

Fica na história o bicampeonato do Nottingham Forrest. Agora a cidade tem de uma vez por todas o domínio da cidade.

Primeira fase perfeita, com seis vitórias contra Leverkusen, Sion e Dínamo Kiev.

As oitavas foram contra o Schalke, que causara tantos problemas na temporada anterior. Agora tudo foi mais tranquilo. Ou quase. O jogo de ida na Alemanha foi 4x0, com hat-trick de Kossi e golaço de Brown; porém o jogo terminou com dois a menos em campo, pois Eyadama e Gbagho foram expulsos por entradas violentas. Mesmo desfalcado, e com alta vantagem, a volta terminou 3x1 num jogo comandado pelos reservas dos magpies.

Pelas quartas-de-final, um Leverkusen guerreiro. A ida dificílima terminou apenas 1x0 para os ingleses. A volta, insana, terminou 3x3 com duas viradas no placar e o medo nas arquibancadas até o último minuto. No susto, classificação e avanço de fase.

As semifinais foram locais, contra o Liverpool. Não vale aqui se estender: placar agregado de 9x0. Ida com um 5x0 em casa, sendo quatro gols de Gbagho. volta com 4x0 em pleno Anfield. Vaga na final.

A final foi contra o Barcelona, em Amsterdã. Os catalães começaram melhor, tendo um gol anulado aos 20' sob muitas dúvidas. Sob pressão, o Notts tentava sair mais com os defensores e, nessa dinâmica, o legendário Mitch Rose encontrou Gbagho, que limpou a defesa e chutou de fora da área. 1x0. Já com o jogo sob controle, o segundo tempo foi mais tranquilo. E o gol fatal foi o momento mais brilhante possível: James e Saka estavam fazendo seus últimos jogos oficiais pelo clube, já compromissados em transferências ao fim da temporada - e o galês cruzou uma bola longa ao jovem inglês, que de canhota, com a especial perna esquerda, estufou a rede aos 83' e garantiu o tricampeonato.

Foi a assistência de número 14 de James na temporada. E a última.
Foi o gol de número 11 de Saka na temporada. E o último.

Não poderia ter final mais feliz para a jovem dupla se despedir.

James fecha sua carreira em oito temporadas com 314 jogos, 100 gols e 102 assistências. 
Saka com 334 jogos, 136 gols e 84 passes para gols.

O Notts se torna o sexto maior campeão da UCL, empatado com o Ajax, com quatro títulos.

2027/2028...

O trabalho de David Silva na base vem alimentando cada vez mais a perpetuação do modelo. As safras não param de nascer e renascer e florescer.

Schofield, James, Saka, Bird e De Ligt acertaram suas saídas ao final da temporada, abrindo mais espaço ainda aos jovens. Apenas restam Rose e Nketiah como atletas não originados no clube.

Cabe ao Notts seguir, mas a sensação é que o trabalho está feito, a história contada. 

Falta um capítulo: o "Ano 10". E fim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário