Pesquisar este blog

domingo, 7 de março de 2021

A2, 2ª rodada: Juventus 1 x 1 Rio Claro

Na manhã deste domingo, 07/03/2021, o CAJ recebeu o Rio Claro em partida válida pela 2ª rodada do campeonato paulista série A2.

Com um tempo fechado, e dilúvio no final, o placar terminou 1x1, nada mal para um moleque pouco criativo e, por culpa ou não, indisciplinado.

O jogo começou com chances apenas para o time do interior - o domínio do meio-campo era nítido pela equipe do Rio Claro. Com várias tentativas de fora da área, os 15 minutos iniciais foram de sufoco. Railan fazia um belo trabalho interceptando o lado direito, enquanto os volantes Diego e Negueba ainda se encontravam em campo.

Aos poucos o jogo foi se equilibrando, apesar da falta de consistência coletiva juventina. Gabriel Bonet, estreante do dia, mostrou falta de mobilidade durante todo o período em campo, ao passo que Alvinho jogou enfiado - diferentemente de todos treinos vistos - e se perdeu em meio aos dois zagueiros rioclarenses.

A saída do Juventus foi sempre com Will e João Lucas, abertos pelos lados do campo. Com fintas e jogadas individuais, assim era criado o perigo. E assim, saiu o gol: Negueba achou João Lucas aberto na direita, que cruzou rasante para uma finalização por cobertura de Will. Golaço, 1x0.

A volta do segundo tempo foi, todavia, o melhor momento grená no jogo. Dominando as ações, com o time encaixado e Negueba correndo o campo todo - porém sem levar perigo à meta adversária, com furadas e chutes fracos efetivamente.

Aos poucos, Jobinho - que entrara no intervalo - encontrou seu lugar e começou a mudar novamente os rumos do jogo - numa jogada individual, encontrou Jair em ótima colocação; este bateu cruzado e empatou o jogo para o Rio Claro. 1x1.

Poucos minutos depois, Alvinho foi justamente expulso por conduta violenta; e depois Diego Felipe foi expulso por matar um contra-ataque (injustamente na minha opinião).

Com apenas oito jogadores de linha, o Juventus contou com um temporal pontual, dos 35 aos 50 minutos da etapa final, para sair com o empate e o segundo ponto na tabela de classificação.

Análise tática: 4-2-3-1. Como prevíamos, Diego o primeiro volante preso e Negueba o marcador da bola. O camisa 7 foi o primeiro substituído, absolutamente cansado. João Lucas e Will eram os pontas, e os melhores jogadores da linha; Bonet mostrou alguma categoria, mas totalmente fora de ritmo e sintonia com os colegas e a bola ainda. Alvinho jogou muito preso, pouca mobilidade - também como "9" buscou pouco o jogo, que tem dificuldade de chegar sem um bom meia ofensivo. Na defesa, Railan, o homem das bolas paradas, foi seguro - mas poderia ter sido mais firme no lance do gol do Rio Claro; Nailson por sua vez, estava seguro mas reinou sozinho no período de temporal, rebatendo mais de cinco bolas da área no curto período de chuva. Defensivamente, ainda falta encaixe da dupla de volantes, da qual a equipe é totalmente dependente - os três jogadores da linha adiante apenas fazem sombra. Ofensivamente, único escape são os lados, um jogo rápido - o jogo posicional carece de melhores passadores e atletas mais criativos. A bola parada é muito necessária, sendo batida a partir do segundo terço do campo. Quanto ao ajuste que aconteceu no meio-campo após o intervalo, mérito para Sergio Soares, que mostrou domínio e entendimento pleno do jogo, excelente notícia.

Destaque ofensivo: apesar de ter falhado numa finalização importante, Will mostrou-se insinuante e capaz de quebrar linhas; fez o gol, assustou o goleiro na primeira etapa principalmente. 

Destaque defensivo: Nailson foi um monstro na hora mais crítica do jogo, falou muito com a defesa após a expulsão de Diego, sendo um segundo capitão muito importante em campo.

Classificação: o Juventus ocupa agora a 11ª posição na tabela, com 2 pontos. O líder é o Oeste, com 6 pontos. Há cinco equipes abaixo do Moleque Travesso, sendo que quatro delas perderam as primeiras partidas na competição.

Agenda:

    Quem? Monte Azul.

    Quando? 10/03, quarta-feira. 15h.

    Onde? Rua Javari.

Saudações Juventinas!

Um comentário: