Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2021

Almería 2022/2023, 3º ano. Espanhóis e sul-americanos numa história contemporânea

A temporada 2022/2023 foi de domínio local. Exatamente, a Champions League segue sendo um sonho apenas. O Almería ficou a uma partida de conquistar a tríplice coroa, mas nada de arrependimento: o time foi até o fim em tudo e promete ser apenas o início de uma nova potência europeia. As batalhas fora do território espanhol foram sucessivos triunfos até a queda para os italianos de Turim. Em território local, o domínio do País Basco, Catalunha, Valencia e Madrid foram executados com maestria. Na capital espanhola, ainda, contra dois gigantes portados de um arsenal potente. O exército andaluz, porém, com caráter e multidisciplinaridade, venceu, e venceu, e venceu. Com campeões mundiais experientes e muito sangue sul-americano: velocidade equatoriana, determinação venezuelana, talento argentino, raça uruguaia e o improviso brasileiro. É nessa mistura que Castro apostou e apostará novamente no próximo ano.

[Elenco] De fato, chegara a hora de montar um elenco realmente forte para brigar por tudo. Com a base do acesso e terceiro colocada na última liga, trazendo nomes experientes, rodados, de primeira classe e - obviamente - enfraquecendo alguns rivais. Uma das mudanças mais radicais que Castro fizera como treinador após anos de comando. Chegaram Martinez, Muslera, Piqué, Sergio Ramos, Salcedo, Pablo Marí, Marcelo e Torreira para o setor defensivo; para o setor ofensivo, Lucas Pelé (divisões de base), Corpas, Danilo e Josef Martinez. Destes, então, dois campeões mundiais (com a Espanha) ainda com lenha para queimar e três sul-americanos experientes que entraram diretamente na equipe titular, descrita a seguir. Deixaram o clube: Makaridze, Claudio Bravo, Maidana, Petrovic, Akieme, Alex Centelles, Caicedo (emprestado), Azzez, Corpas (emprestado) e José Carvalho. Jesús Navas, Marlos e Maxi Rodriguez aposentados.

O esquadrão previsto, todavia, quase não foi visto em campo o tempo todo. Sadiq lesionou-se nas primeiras rodadas do campeonato, ficando fora por sete meses e retornou apenas em março. Pouco tempo depois, Darwin viu uma lesão o tirar das atividades por oito semanas. Sergio Ramos por outras quatro. Na janela de verão, a surpresa foi o pedido de transferência de Auro, que queria um salário maior. O lateral-direito de Cotia se apresentou no escritório de Castro com uma proposta do River Plate, porém num movimento rápido, foi possível sua troca com o Rangers-ESC, trazendo o experiente James Tavernier para compor a lateral-direita, num contrato curto de seis meses. Como último reforço, Laxalt chegou para ser um maduro reserva do brasileiro Marcelo e também do avançado Jose Carlos Lazo.
29 atletas, sendo 13 sul-americanos, 8 espanhóis e outros 9 estrangeiros do resto do mundo.

Time principal: Emi Martinez; Tavernier, Sergio Ramos, Piqué e Marcelo; Robertone (C), Torreira, Modric e Lazo; Darwin e Martinelli.

Segundo quadro: Muslera; Maras, Pablo Marí e Cuenca; Preciado, Fabregas, De La Hoz (C), Olivera e Appiah; Danilo e Josef Martinez.

Rotação: Tarres, Bruno Alves, Salcedo, Laxalt, Lucas Pelé, Sadiq e Ramazani.

[Supercopa da Espanha] O título na primeira semana de 2023, da Supercopa da Espanha, foi especial. O último jogo de 2022 havia sido uma derrota para o Real Madrid, em casa, por 2x1. Chuva de críticas sobre elenco e comissão técnica. A entrada em campo, perante o Atleti pelas semis, mostrou o caráter: 4x0 sem a menor chance aos colchoneros. A final, três dias depois, contra o Barcelona: 5x1, sendo todos os gols marcados no primeiro tempo de apenas 36% de posse de bola. Futebol efetivo, de uma vez por todas a marca deste Almería.

[Copa do Rei] A Copa do Rei foi vencida numa final muito bem jogada. O placar de 3x1 veio apenas na prorrogação e teve como autor do gol da virada, Umar Sadiq, retornando de lesão. Em seu terceiro jogo após o retorno, ainda sem ritmo, foi colocado como um amuleto em campo - e deu certo demais. A partida mais tensa, porém, foi contra o Athletic Bilbao: 3x3 no País Basco e decisão apenas nos pênaltis, onde Muslera se consagrou herói e levou o time adiante na competição.

[La liga] Depois de adentrar ao G4 na temporada anterior, o título. A liderança foi alcançada apenas no final do primeiro turno, mas depois que a obteve, não largou mais. Foram 34 vitórias em 38 partidas, descolando da pontuação obtida em 2021/2022. O jogo do título foi em Vigo, numa vitória por 3x1 contra os mandantes. A grande partida? Depois de ir para o intervalo tomando de 0x4 do Betis, ver Danilo marcar o gol do 5x4 aos 94' de jogo não teve preço. O Almería teve o melhor ataque novamente com 125 gols marcados e a melhor defesa, com 25 sofridos - Muslera e Emi obtiveram 11 clean sheets cada um. Apesar dos números estrondosos, uma diferença até que pequena para o Atletico de Madrid, nove pontinhos. A artilharia da competição ficou dividida entre Danilo e Josef, 25 gols para cada um - ambos não disputaram a última rodada para evitar o desempate. O garçom isolado foi Olivera - o promissor uruguaio, desde o início da segunda divisão no elenco, recebeu a oportunidade e contribuiu com impressionantes 24 passes diretos para gol.


[Champions League] O final não foi o esperado, é óbvio - entretanto, que campanha incrível. 15 de 18 pontos conquistados na fase de grupos, contra Roma, United e Kiev - incluindo um sonoro 7x0 na Ucrânia. Pelas oitavas-de-final, 5x1 no placar agregado contra o Leverkusen; pelas quartas, 9x2 no agregado contra o Manchester City, iniciado num épico 5x2 em pleno Etihad; pelas semis, 5x1 no Atleti, mesmo após um duro empate na capital espanhola pelo jogo de ida. O Almería chegara com o artilheiro da competição, Gabi Martinelli com 9 gols e um poderio ofensivo gigante. A grande final, em Gelsenkirchen, diante da poderosa Juventus de Cristiano Ronaldo - o jogo foi parelho, apesar de quase todas as grandes oportunidades terem sido dos andaluzes. Por volta dos 70' de jogo, Coman aproveitou vacilo da marcação e fez o único gol do jogo; apesar das diversas tentativas, não havia forças nem tempo para recuperação. O único jogo do ano sem anotar gols. O sonho europeu era postergado por pelo menos mais um ano.

[Destaques] O campeonato foi vencido com 60% dos jogos utilizando o segundo quadro - a força estava no elenco. Danilo chegou de graça do Ajax e fez 35 gols no ano, recorde na temporada. Josef não muito atrás, terminou com 34 tentos; Martinelli, 31. Os três marcaram juntos incríveis 100 gols na temporada que contou com lesões de Darwin Nuñez e Umar Sadiq. Olivera, cria da base, 27 assistências, muito isolado como o passador mais prolífico da equipe. Meia discreto, Modric teve uma temporada (em números) acima da sua temporada de melhor do mundo, com 11 gols e 19 passes diretos. Torreira foi um leão na volância, incansável, charrua raiz.

[Melhor jogador] Nascido no bairro de Itaquera, ele demorou a se firmar em clubes na categoria de base. Portuguesa, Corinthians, Vasco, Ponte Preta, Santos e, finalmente, Ajax. Brilhando pelo Twente, foi contratado nesta temporada pelo Almería, para compor elenco. Com tantas lesões no setor de ataque, o garoto teve mais oportunidades e não as desperdiçou. Com 44 partidas disputadas e uma média de 0,79 gols por jogo, Danilo Pereira, pelo Ajax na foto acima, merecidamente foi o melhor jogador do Almería no ano.

[Finanças] Com o sucesso dentro e fora do país, a projeção de valor do clube chegou a €684MM.

[2022/2023] Nada mais importava nesta temporada, era tudo ou nada. Não foi tudo e não foi nada - foi certeza! O domínio em suas terras está executado e protegido dentro da Alcazaba. A segunda guerra além-mar, contra os maiores adversários do mundo, ficou por uma batalha apenas de ser vencida. É a segurança de que a próxima não tem escapatória. O exército formado precisa de mais poucas peças para o encaixe perfeito. Castro está atento e sabe quais são. Que a Europa nos aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário