Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Engenharia na NFL! - Lincoln Financial Field

Quando conversamos sobre os estádios alemães utilizados na Copa do Mundo de 2006, ressaltamos a importância do conceito de sustentabilidade em grandes empreendimentos e em projetos de engenharia. Desta vez, na série em que tratamos dos estádios da NFL, trazemos, talvez, o maior exemplo de sustentabilidade nos empreendimentos da Liga, o Lincoln Financial Field.



O Lincoln Financial Field, o estádio do Philadelphia Eagles, é o primeiro do mundo, com a auto-geração de energia renovável, ou seja, 100% da energia utilizada é produzida por ele de formas alternativas.

Em parceria com a companhia SolarBlue, cerca de US$ 30 milhões estão sendo investidos no projeto. A empresa irá manter e operar sistema de energia do estádio nos próximos 20 anos poupando o Eagles de cerca de US$ 60 milhões em custos de energia. Em contra partida, a empresa espera que durante a vigência do contrato, seja capaz de gerenciar a produção energética, bem como gerar um número estimado de 4MW (quatro megawatts) de energia excedente - fora do pico - a ser vendido para a rede elétrica local, ao entorno do estádio.


A energia solar será a principal fonte do projeto. Os painéis solares ficarão na porção superior do telhado do estádio, revestindo a fachada virada ao sul, e formando um teto sobre alguns lugares do estacionamento. A área de estacionamento será coberta pelos painéis que giram para melhor aproveitamento do sol ao longo do dia. Os painéis serão os “carros chefe”, como já dito, mas também se planeja instalar pequenas turbinas eólicas no topo do estádio. No total, serão incluídos 2.500 painéis solares e um conjunto de 80 turbinas de vento em forma de espiral para gerar eletricidade renovável. O estádio também terá uma usina de co-geração que utilizará gás natural e biodiesel.

Os engenheiros da SolarBlue estimam que converter o estádio para as energias renováveis ​​irá eliminar as emissões de CO2 equivalente a 500 mil barris de petróleo ou 24 milhões de galões de gasolina consumidos anualmente - isso seria como retirar as emissões de carbono de 41 mil carros a cada ano. Segundo Roger Goodell, comissário da NFL, "Com esta iniciativa inovadora, o Eagles estão tomando mais um passo significativo em seu compromisso com a responsabilidade ambiental. A NFL tem orgulho de apoiar o Eagles, já que definem o bom exemplo para todos os esportes". Além disso, "O Philadelphia Eagles estão orgulhosos de dar esse passo vital para a independência energética dos combustíveis fósseis", disse Jeffrey Lurie proprietário do Eagles. "Ele enfatiza nossa forte crença de que as políticas ambientalmente sensíveis são consistentes com as práticas comerciais."

Em 2009, o estádio reciclou 365 toneladas de resíduos, resultando em uma taxa de reciclagem de 31,7% e também foi lançado um programa de compostagem, coletando mais de 25 toneladas de resíduos orgânicos, além de que quase todos os produtos, de tecidos, da organização são feitos de fibra 100% reciclada.

Os Eagles também tornaram-se exemplo ao "fechar o círculo", que significa que eles produzem matéria-prima para empresas de reciclagem de óleo e depois compram centenas de litros de biodiesel.

Para manter o campo, eles usam fertilizantes naturais e orgânicos e trabalham para minimizar o uso de pesticidas. Foram substituídos mais de 600 banheiros para aumentar a conservação da água.

A equipe implementou o Programa de Energia Renovável de Benefícios para Funcionários, que incentiva os empregados a comprar créditos de energia renovável (CERs) para alimentar suas casas. O Eagles, em seguida, remunera-os por qualquer diferença de preço incorrida.

O Philadelphia Eagles tem um compromisso antigo com a sustentabilidade ambiental. O programa “Go Green”, instituído em 2003, inclui conservação de energia e água, redução de lixo, reciclagem, compostagem, evita o uso de produtos químicos tóxicos, reflorestamento, prevenção e programa de incentivo para encorajar os funcionários a compra de energia renovável. Estes esforços têm sido reconhecidos por uma série de prêmios, tais como o Prêmio de Compromisso contínuo da Associação de Mídia Ambiental (EMA), apresentado como parte das cerimônias do Academy Awards, que homenageia indivíduos que lideram o esforço global para educar as pessoas sobre questões ambientais e inspirar outros a tomar ação. O Eagles também recebeu um Prêmio de Sustentabilidade do Conselho Ambiental da Pensilvânia e o Prêmio Stevie de Melhor Programa de Responsabilidade Ambiental Corporativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário