Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2013

Desencantou

Domingo, 11 de agosto. Dia dos pais, Javari recebendo um bom público. O Juventus tinha pela frente o São Caetano, e alguns desafios: superar a derrota do último jogo, continuar fazendo domínio do mando de campo e, de quebra, obter a retomada da liderança.

E a manhã rendeu. Após um primeiro tempo truncado e pouca bola, o time voltou voando na segunda etapa e atropelou o São Caetano por 4 a 1. A goleada disfarce talvez o jogo como um todo, mas expõe o quão precisos os garotos foram em aproveitar as chances criadas e dominar um adversário inferior.



Na ótica tática do jogo, Celinho permanece insistindo (e com razão) no mesmo desenho. A linha de quatro atrás (Romarinho - Carvalho - Sallinas - Pavone), dois volantes (Paulo Henrique - Arthur), três meias (Branco - Castori - Fernandinho) e um atacante isolado (Pedro). Devido à movimentação, o sistema varia, em momentos 4-5-1 ou 4-4-2.



Talvez hoje, em especial na primeira etapa, Pavone tenha atuado mais na frente e deixado as costas para Fernandinho. Inversão que pouco funcionou, salvo em algumas tabelas sem profundidade.

Paulo Henrique voltou dominante da suspensão, subindo a linha de volantes como nas primeiras rodadas, abafando a criação do rival e dando segurança à linha de defesa ao lado de Arthur. A defesa, aliás, que novamente esteve bem postada, mas sofreu sustos já que Carvalho, pendurado desde o começo da partida, tirou um pouco o pé das divididas e permitiu alguns perigos.

O jogo em si foi duro desde o início. Contra um time alto e forte, Pedro, por exemplo, teve muitas dificuldades no início. Tanta que quase foi repartido após trombada do grosso zagueiro Gabriel, camisa 3. Neste momento, se iniciou a confusão - que se não deu em nada, deixou o time pilhado para a partida. Os primeiros 45' não mostraram muitas chances e o intervalo seguiu para o 0 a 0.

Para o segundo tempo, porém, outra pegada. Celinho expôs o time, liberou Romarinho para avançar e Castori para encostar em Pedro - o meia, que após dois jogos fracos voltou ao bom estilo, aumentando a qualidade de passe dos armadores.

As bolas longas continuaram a grande saída do time, sempre buscando Pedro. Contra zagueiros fortes, a bola tinha de vir saindo do corpo, para pegar na corrida. O time percebeu.

E ele desencantou. Após cinco jogos de seca, o tão perseguido gol. Ganhando na corrida, dividindo com o goleiro e empurrando para o fundo da rede. Para apontar para o treinador que não poderia ter nem pensado em desistir dele, pois uma hora a bola ia entrar. Entrou. 1 a 0.

Se o gol animou o time, deixou a defesa à disposição. Muito afoito e errando passes, em jogada isolada e confusão da defesa, gol azul. 1 a 1.

Mostrando reação, a garotada não se conformou e foi atrás do placar. Novamente Pedro, agora de canhota. 2 a 1.

Nada bobo, Celinho chamou Eduardo. Proteger a casinha e liberar os homens de frente, bem como mais saída no meio-campo num 4-3-1-2. Não se poderia pensar em ceder novamente o resultado.

E foi que o esforçado volante conseguiu seu primeiro gol com a camisa grená. Em escanteio combinado, ele estava na área para conferir pras redes. 3 a 1; pra levantar a torcida, pra oferecer ao amigo Élvis e pra ganhar um beijo de Geová.

O quarto veio pouco antes do apito final, numa cacetada de Lucas Pavone direto no ângulo, sem a mínima chance de alcance. Golaço, 4 a 1.

Como disse no começo, a goleada disfarça um pouco. Apesar da ótima partida, o Juventus levou sustos. E com isso, o goleiro Fernando Henrique teve outra oportunidade de mostrar sua qualidade. Excelente posicionamento, saída de gol e no mano-a-mano.

É importante destacar a força psicológica da vitória de hoje. Vindo de uma derrota em São Bernardo e já ocorrendo alguns contestadores maldosos do trabalho que vem sendo realizado. Mas não só, pois foi fundamental reagir ao gol sofrido - dessa vez, o time não abaixou a cabeça e seguiu buscando retomar a vantagem.

Individualmente, Pedro teve seu desafio de lutar contra adversários difíceis e se superou, mostrou seu futebol e mereceu os gols - por isso, foi o melhor em campo.

O São Caetano é chamado B, mas o Juve tinha de vencer, não importa quem. Dos objetivos, superamos o jogo anterior, mantivemos a fortaleza da Javari e retomamos a liderança, ainda com um jogo a mais.

Agora o Juventus tem inadmissíveis 17 dias sem jogar até o próximo jogo, contra o Taubaté, dia 28/08.
#ForzaJuve

Saudações juventinas!

7 comentários:

  1. Nesses 17 dias deveremos ganhar 3 pontos e 3 gols relativos ao jogo com o Joseense, pois foi esse o critério adotado para o São Bernardo hoje. Abraços

    ResponderExcluir
  2. FORZA JUVE !!!!!! Q alegria o jogo de hoje, fez o dia dos pais na mooca mais feliz !! putaquepariu ...

    Celinho ta fzd um trabalho fantastico.

    bjs pra Livia andrade

    ResponderExcluir
  3. Domingo perfeito...retorno do mascote,
    lágrimas grená do menino Pedro Rocha
    honrando o manto sagrado...Fernando
    Henrique a muralha juventina...a redenção
    do Eduardo Silva, fazendo as pazes com a
    arquibancada...e o gran finale :
    o canudo, o cannoli no ângulo........e
    festa na JAVARI.

    ¨STUPENDO JUVENTUS¨

    E.ROSSATTO E FAMÍLIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sejam sempre sábados/domingos assim, Edson. Time, torcida, Javari nesse clima. Abraço, bom recebê-lo por aqui!

      Excluir
    2. Bacana, tenho acompanhado o blog, seus comentários sempre precisos;
      valeu Ricardo...saudações juventinas.

      ÏMMORTALE JUVENTUS¨

      E.ROSSATTO E FAMÍLIA.

      Excluir
  4. gostei do time e principalmente do clima de alegria que pairava na Javari, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente , parabéns pela resenha e como sempre excelente.
    Mesmo com a excelente vitória ,temos que estar cientes e pacientes pelas oscilações de um time jovem que porventura possa ocorrer .
    Forza Juve !!!!

    Reinaldo Paniguel

    ResponderExcluir