Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Since 1862

O mais antigo clube de futebol profissional do mundo é agora o novo desafio de Ricardo Castro. Com passagens já marcantes na Terra da Rainha por Portsmouth, Southampton e Liverpool, agora ele chega para o mais arriscado de todos. Apesar da história, o Notts County Football Club enxerga hoje mais as divisões profundas do futebol inglês do que sua ascensão às principais.

E o desafio já se inicia por um dilema - Castro havia aceito o cargo de head coach no Nottingham Forest, rival mortal dos Magpies. Entretanto, por uma falta de entendimento com a nova diretoria, ele optou pela saída antes mesmo do início da temporada inglesa de 2018/2019. Já instalado em Nottingham, surgiu o convite da diretoria do Notts, rapidamente aceito: a chegada dependeu apenas de um jantar e uma reunião isolada, na qual foi apresentado o projeto ambicioso dos comandantes: nas mãos de Castro, em 5 anos a meta seria sair do limbo da última divisão nacional rumo à conquista do território Europeu. Obviamente sabendo das limitações financeiras do clube, foram dadas cartas brancas ao novo treinador, ou manager, para buscar jogadores emprestados no mercado e até para captar funding junto a investidores locais, confiantes no projeto.

Assim, esta série contará com 5 capítulos, desde a disputa da quarta divisão até a gloriosa conquista da UEFA Champions League. Cada capítulo será centralizado em uma história, em uma temporada e em um jogador específico, que certamente já se imortalizou nas quatros linhas do Meadow Lane.


Nos capítulos que seguirão, o leitor poderá entender a grandeza histórica e até inusitada deste clube. Entre tantos contos, conhecerá o porquê a Vecchia Segnora (Juventus, Itália) veste as cores pretas e brancas; e também como Sven-Goran Erikssen, Sol Campbell e Kasper Schmeichel - nomes fortes do futebol mundial - foram as grandes últimas estrelas do último grande feito do clube.

Se em pílulas já antecipamos alguns fatos interessantes dos Magpies, um fato que já se faz relevante é que o clube jamais disputou a primeira divisão na era moderna, a Premier League. Desde 1991 longe do topo, coincidentemente é a data de nascimento do novo treinador da equipe preto e branca.

Todavia, para conhecer mais sobre o County, desde já, pode acessar o excelente Premier League Brasil (basta clicar no link) ou por aqui.


Agora é fim de papo e mãos à obra, que temos um gigante adormecido para ser resgatado da quarta divisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário