Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2020

Dynasteia (#BlackLivesMatter)

O protagonismo das conquistas de 2024/2025 não mudou o intuito de renovação do elenco do Notts County para o ano seguinte. Pelo contrário, apenas deixava mais árdua a missão de repetir os títulos com um elenco mais jovem - obrigatoriamente com idade média abaixo dos 24 anos.

O clube queria se perpetuar com a mais nova dinastia britânica dos gramados e isso exigiria esforços de todo e qualquer membro da organização.

O tetracampeonato inglês e a reconquista da Champions levaram o clube a um novo patamar, mas também promoveu exponencialmente seus principais craques. Com o início arrasador também na temporada de 2025/2026, e corroborando a liderança que exerce dentro de um time campeão, Eddie Nketiah foi premiado como melhor jogador do mundo em 2025. Uma honraria não apenas à Eddie, mas a todo atleta negro, de origem africana, que lutara e conquistara seu espaço. De família ganesa, a conquista do jovem inglês nos remete à George Weah - lendário atacante liberiano, que foi melhor jogador do mundo em 1995. As características de ambos se assemelham, no que diz à técnica, o domínio de bola perfeito, arrancada em direção ao gol e o arremate ideal.

George Weah, 1995, pelo Milan

Ainda, promovido pela UEFA, 6 jogadores foram contemplados para a seleção do ano (incluindo Van Dijk, vendido na janela de verão): Donnarumma, Hakimi, De Ligt, Virgil e Tierney; Kimmich, Milinkovic-Savic, Rodri e De Jong; Nketiah e Saka.

Por fim, o prêmio de melhor treinador do ano foi para Ricardo Castro.

9 e Capitão - Eddie Nketiah
Castro, ainda, assumira a seleção brasileira no início da temporada, com a missão de ganhar o título da Copa do Mundo da FIFA - e favorito para isso. Assim, montou um esquadrão tupiniquim com três jovens estrelas no plantel: Edson Reis, Caio Gomes e Alessandro Branco - todos originados na base local.

Não havia mais limites para estes atletas.

Se todas estas conquistas individuais chegaram no inverno de 2025, podemos imaginar como o time chegara ao final da temporada 2025/2026?

Anteciparemos: campeão de tudo! Nós criamos uma dinastia!

ELENCO

A diretoria entregou o elenco a Castro com a responsabilidade de renovação, mas também com o caixa de £404MM. 10 meses depois, o caixa fechou com £342MM positivo, além do incrível lucro de 483MM.

Algumas perdas foram necessárias, por conta da idade avançada dos atletas. Apesar do altíssimo nível de atuação, Tagliafico, Sczcesny, Havertz, De Bruyne, Virgil e Mané foram vendidos e abriram espaço para a base e novas (velhas) contratações: Saliba e Branco, por exemplo. Complementando, chegaram Onana (Ajax) e Rashford (Manchester United).

Outros jogadores reassumiram protagonismo, em novas funções: Nketiah sendo recuado para posição de armação e Mitch Rose se tornando de uma vez por todas zagueiro central.

Apesar das duras saídas, o nível de jogo aumentou. Entrosamento e equilíbrio que promoveram em 69 jogos no ano, incríveis 62 vitórias.

6 torneios disputados - 6 troféus de campeão.

227 gols feitos e 26 sofridos - médias respectivas de 3,29 GP e 0,38 GC.

Goleiros: Schofield, Schmeichel e Onana;
Laterais: TAA, Hakimi, Nygard¹, Alaba, Evina e Ornaiz¹;
Zagueiros: De Ligt, Saliba, Brown¹, Touré¹, Bird, I. Bamba¹ e Rose;
Meio-campistas: James, De Jong, Fabregas, Tonali, Boldewjin, Gomes¹, Reis¹, Helal¹, Eyadama¹, Allen¹, Solheim¹, Mbarga¹, Demirci¹, A. Bamba¹, De Vries¹, Davis¹ e Benitez¹;
Atacantes: Gbagho¹, Saka, Häland, Nketiah, Greenwood, Rashford, Branco¹, Ayassou¹, Feijó¹ e Cissé¹, Jackson¹.

¹jogadores oriundos da base.

O percentual de jogadores da base, em 2025/2026, atingira 52%.

O artilheiro do ano veio desta base, Gbagho com 41 gols em 44 partidas, seguido por Bukayo Saka com 26.

O principal assistente foi Greenwood, com 22 passes para gols, seguido por James, com 19.

QUEM SÃO? EVINA E BOLDEWJIN

Sempre se fala de De Bruyne, Häland ou qualquer outro nome absurdo do futebol. Entretanto, dois nomes discretos completaram oito temporadas pelo Notts County e agora se aposentarão. Cedric Evina começou pelo Arsenal em 2010 e deixa os gramados após 192 jogos, 20 gols e 20 assistências pelo Notts County. Já Enzio Boldewjin, holandês relevado pelo Utrecht, segue para aposentadoria após 195 jogos disputados pelos Magpies, com 25 gols e 26 assistências no currículo. Eles foram campeões de todos os torneios disputados pelo time à exceção daqueles em 2023/2024. Verdadeiras lendas.

11 - Enzio Boldewjin
25 - Cedric Evina

COMMUNITY SHIELD E SUPERCOPA EUROPEIA

A retomada da temporada foi com dois títulos tranquilos, em âmbitos doméstico e europeu. Pela Shield, 1x0 sobre o Chelsea com gol de Mason Greenwood. Já pela Supercopa Europeia, 2x0 no confronto contra a Internazionale, com gols de Saka e De Jong.

CARABAO CUP

A Carabao Cup foi vencida com conforto em todos os jogos - menos na final. O caminho teve seis jogos. A estreia contra o Chelsea, vitória de 2x0. Na sequência, vitória por 8x0 contra o Wycombe. Na fase seguinte, 11x0 diante do Doncaster. As semifinais, em jogos de ida e volta, um placar agregado de 7x1 frente ao Manchester City.

E, por fim, a disputada e tensa final entre Notts County e Liverpool terminou por 1x0 em Wembley, a favor do time de Nottingham, com tento isolado de Daniel James. O jogo ficou marcado por dois lances emblemáticos: no primeiro, Tonali perdeu a bola e deixou o atacante cara a cara com Onana desde o meio-campo - o goleiro camaronês saiu do gol até a intermediária e voltou... o gesto deixou o centroavante inseguro e, numa tentativa de encobrir o goleiro, chutou pra fora. Minutos depois, James anotou o gol da vitória. Já no segundo, um dos últimos lances da carreira de Cesc Fabregas - aos 94', no último ataque da partida, Cesc conseguiu salvar um cabeceio em cima da linha. A força com que afastou a bola além de tirar o perigo, ajudou o árbitro a dar ponto final à partida. Título, a terceira taça da Copa da Liga nos últimos cinco anos. 29 gols feitos em seis partidas - apenas 1 sofrido. De quebra, tríplice artilharia com Nketiah, Haland e James (6 gols cada).

FA CUP

A FA também foi uma das seis conquistas da equipe na temporada. A caminhada começou no rival Nottingham Forrest: 2x0. Depois, Wigan: 1x0. O Brighton não foi nada páreo: 7x1. Na sequência, o Huddersfield foi guerreiro, mas sucumbiu: 4x0. Nas semifinais, o fortíssimo United sofreu um passeio em Wembley: 3x0.

A final teve 45' muito complicados, amarrados. Estava sendo a despedida de Cesc Fabregas e Kasper Schmeichel dos gramados.

O primeiro gol saiu após jogada individual de Alexandre-Arnold, que enganou a defesa e, num corte, limpou três marcadores e bateu de perna esquerda, cruzado.

Depois disso, no segundo tempo, Alaba e Nketiah apenas complementaram para o 3x0 final.

O jogo acabou com a bola nas mãos de Schmeichel, assim como a última taça de sua gloriosa carreira.

PREMIER LEAGUE

O pentacampeonato teve um sabor diferente de tudo nesta temporada. Liberando a equipe principal para a UCL, a base na Liga fora formada pela base.

Schofield; Hakimi, Rose (C), Brown e Evina; Eyadama, Reis, Gomes e Helal; Greenwood e Gbagho.

Os jovens brilharam. E muito!

Gbagho estabelecou um novo (e praticamente imbatível) recorde de gols, com 39 bolas na rede. Ainda, recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio.

Greenwood liderou nas assistências, com impressionantes 16 - seguido por Caio Gomes, com 12.

Foram 33 vitórias e 3 empates para somar 102 pontos. Além disso, 118 gols feitos e apenas 16 sofridos - evoluindo nitidamente no quesito defensivo em relação às últimas temporadas, nas quais tomara 20 gols.

O título veio na 32ª rodada, numa vitória em Londres, sob o West Ham, por 4x0. Neste jogo, Gbagho superara o recorde de gols, com seu trigésimo quinto tento.

A rodada 36, por sua vez, ficaria marcada pela despedida da dupla Evina e Boldewjin, que também estavam em vias de aposentadoria. O jogo terminou 5x1, com o gol final sendo de Enzio, consagrando sua história com a camisa magpie.

E, por fim, o sabor mais doce talvez: em meio ao título, o Nottingham Forrest não resistiu a seguidas derrotas e foi decretado rebaixado na última rodada da competição.

Pentacampeão.

CHAMPIONS LEAGUE

Na busca por reeditar o título da temporada anterior, o time de Meadow Lane teve uma primeira fase avassaladora. Contra Valencia, Bayer e Olympiacos foram seis vitórias - 23 gols feitos e apenas 4 sofridos. Não havia espaço para surpresas.

O jogo de ida pelas oitavas-de-final foi em Gelsenkirchen. O clima hostil deixou o Notts acuado e, numa falha do sistema defensivo, o Schalke abriu o placar e manteve a vantagem até o final da primeira etapa. No início, Daniel James empatou em contra-ataque. Depois disso, poucas chances criadas por ambos os lados e 1x1 na primeira perna do confronto.

O jogo de volta foi o mais incrível da história recente do condado, das últimas oito temporadas. O Notts tinha o 0x0 como vantagem, pelo gol fora de casa. E o regulamento fez mal. Os alemães vieram jogando muito futebol e abriram o placar com 20'. As jogadas inglesas eram absolutamente inefetivas, até que aos 64' a zebra resolveu se afirmar: 0x2 a favor do Schalke. Agora, o empate não era suficiente e o Notts County tinha 26' para fazer três gols.

Castro trocou De Jong por Gbagho - e a estrela do jovem camaronês, artilheiro da última Champions, mudou o jogo de cabeça pra baixo e em treze minutos colocou a equipe nas quartas-de-final:

- Aos 72', Gbagho descontou. 2x1.
- Aos 82', Nketiah empatou. 2x2.
- Aos 85', Gbagho virou. 3x2.
- Aos 90', Rashford sacramentou. 4x2.

A classificação heróica foi celebrada como há muito não se via em Nottingham. Não era mais só questão de talento ou grandes nomes. Era raça, determinação e querer.

Pelas quartas-de-final, duelo entre Notts County e Roma. O jogo de ida no Olímpico foi estranho, amarrado e terminou com apenas um gol, de Marcus Rashford. Por outro lado, o jogo de volta foi tranquilo e teve atuação de gala de Daniel James, que deu assistências para os três gols do jogo - Häland (2) e Saka. Placar agregado: 4x0.

Com mais um italiano no caminho, os primeiros 90' diante do Milan foram incríveis. Dois times ofensivos, dois times buscando definir a vaga na final ainda no jogo de ida. Ao fim, 2x1 em San Siro, gols de De Jong e Rashford - o recém-chegado atacante inglês marcara um gol em cada confronto do mata-mata até aqui.

O jogo de volta, que carimbou a passagem a mais uma final de Champions, foi um passeio. Com 24' o placar já apontava 3x0 aos mandantes. O Meadow Lane assistira um dos melhores jogos da história recente, que veio a terminar 5x0 - Häland, Alaba, Saka e Nketiah duas vezes.

A chance do bicampeonato mexeu com todos em Nottingham. A saída do time para Manchester, palco da final, deixou a estação de trem absolutamente lotada. Faixas de campeão já eram vistas, ignorando o poderio do adversário - Real Madrid, que detém treze títulos.

O primeiro tempo foi avassalador, assim como fora contra o Milan. Saka abriu o placar aos 13', ampliado por Nketiah aos 29'. O Notts County não deixava o adversário pensar e, aos 39', Saka fez o terceiro.

O segundo tempo não passou de uma administração de resultados, com Alaba fechando o placar: 4x0.

Erling Häland e Saka dividiram a co-artilharia com 11 gols, do time que fora a campo (quase) sempre com: Onana; De Ligt, Tonali e Saliba; TAA, James, De Jong e Alaba; Nketiah, Saka e Haland (Rashford).

O Notts County se consagrara tricampeão da UEFA Champions League, sendo o bicampeonato consecutivo. De uma vez por todas, os Magpies assumiam a hegemonia europeia - e diria, mundial do futebol com este título.

2026/2027

Os planos agora são difíceis de mensurar - tudo já fora alcançado. Um clube já avaliado em mais de £2 Bi, todos os títulos conquistados. Melhores jogadores do mundo, grandes revelações.

A renovação continua, transformações devem acontecer. O legado está posto e a hegemonia deve ser defendida. O que o mundo pode esperar é um time ousado, um pouco inexperiente, mas pronto para defender a saga, agora na 9ª temporada sob comando de Castro em Meadow Lane.

Sempre #BlackLivesMatter

Nenhum comentário:

Postar um comentário