Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2021

Don't you worry, you'll find yourself

Talvez uma das Top 3 músicas da minha vida chama-se Simple Man, composta e gravada pela banda Lynyrd Skynyrd. Apesar da letra absolutamente linda, eu nunca fui atrás de seu significado, o porquê da sua composição. E foi no site "whiplash.net" que vim a descobrir dia desses - e esse início de texto foi todo retirado de lá, uma publicação de 28/04/2010 (aqui): "A canção foi composta pelo então vocalista, Ronnie Van Zant, e pelo guitarrista Gary Rossington no início da década de 1970 e sua composição surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas, em especial mães e avós. A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade. Trata dos ensinamentos de uma mãe para o seu filho sobre as coisas mais importantes da vida: a fé, o amor, a humildade e o desapego material". 

Alguns integrantes da banda, incluindo seu vocalista principal, morreram num trágico acidente de avião em 1977, deixando-nos um legado de músicas icônicas, como para sempre será Simple Man.

A tradução da letra é mais ou menos a seguinte: "Mamãe me disse quando eu era jovem; Sente-se ao meu lado, meu único filho; E ouça atentamente o que eu disser; Se você fizer isso, poderá ajudá-lo em algum dia ensolarado. Relaxe, não viva tão rápido; Problemas surgirão e irão passar; (...) E não se esqueça, filho, que há alguém lá em cima. E seja um homem simples; Seja algo que você ame e entenda; (...); Você não vai fazer isso por mim filho, se você puder? Esqueça sua cobiça pelo ouro do homem rico; Tudo que você precisa está na sua alma; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação."

A fé, o amor, a humildade e o desapego material... justamente o sentimento que nos une ao clube que completa 97 anos de idade nesta terça-feira. Talvez jamais como "homem", mas sim um "moleque", porém sempre... simples.


A conversa aqui é permeada por esses sentimentos desde o início e o texto de aniversário do blog mais uma vez escancarou isso. A fé no improvável até que se prove impossível, porque carregamos o sentimento da mística, do inesperado que o cotonifício, a Javari exigem até o fim de cada partida. O amor pela raiz, pela camisa, pelo gramado, mas sem perder o sonho de voar longe. A humildade de receber a todos em sua casa, a mais tradicional da capital paulista, no mais puro concreto. E o desapego material de querer se tornar, ou fingir ser, um gigante rico, poderoso - um adulto que esquece de sua origem diferente do moleque que só quer aprontar travessuras.

Após 97 anos de história, tudo que esse moleque precisa está em sua alma, essa travessura. E claro que a gente espera voltar correndo pra elite, pra de onde nunca devíamos ter saído. Mas, como diz a música, não viva tão rápido, os problemas irão passar. Enquanto estivermos juntos contigo, você nunca estará sozinho nessa caminhada, moleque, meu bom amigo! Então, não se preocupe, você vai se encontrar onde merece muito em breve!

Um comentário:

  1. Lynyrd Skynyrd !!! Puxa, você agora mostrou que conhece Rock and Folk Minhas preferidas são os hits Sweet Home Alabama e Free Bird, esta com um solo de guitarra antológico. Trágico acidente aéreo matou três integrantes da banda dentre eles, o líder RVZ. Bom gosto, garoto.

    ResponderExcluir