Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Madrid e Barcelona. Barcelona e Madrid.


O duelo histórico vive seu ápice. Dia 11/12/2011, no Santiago Bernabéu, em Madri, o primeiro confronto; 22/04/2012, no Camp Nou, em Barcelona, o segundo. Mais duas oportunidades para ver Futebol, com letra maiúscula mesmo. Neste post o Bola pro Mato inicia sua jornada que acompanhará ambos tanta em La Liga quanto na Uefa Champions League. Não dissecaremos as equipes por completo logo de cara, apenas apresentaremos algumas tendências de jogo e táticas. Os duelos particulares implicarão, óbvio, tratamento especial depois. Agora, veremos como as equipes deverão se comportar contra os outros.


Futbol Club Barcelona. 21 títulos espanhóis. Més que un clubInaugurado em 24 de Setembro de 1957, o Camp Nou é a casa de mais de 98.000 catalães. Campeões de tudo: UCL, La Liga, Supercopas. Quase tudo: o Madri levou a Copa do Rei. Por oras criticado por ter o melhor time mas um elenco inferior, reforçou-se. Chegaram Alexis Sanchez e Cesc Fabregas. O último parece já conhecer Lionel Messi há muitos anos, tamanho o entrosamento que já apresentam. Apesar de Cesc já chegar com tamanha importância, ele é mais um nesse timaço.


O leitor pode encontrar o elenco e informações aqui. Escrever um time base é fácil, no entanto as variações promovidas pelo treinador Pep Guardiola dificultam escrevê-las em algumas linhas. Abidal, Mascherano e Busquets não são zagueiros; mas às vezes são. Dani Alves é lateral, mas por oras meia direita. Três zagueiros  ou uma linha de quatro. Ou ambas ao mesmo tempo? Dúvidas para serem sanadas durante os jogos e toda a temporada. O time base é Victor Váldes, Dani Alves, Puyol (Mascherano), Piqué e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Alexis), Villa (Cesc) e Lionel Messi.


Real Madrid Club de Fútbol. 31 títulos espanhóis. Atua no Estádio Santiago Bernabeu, projetado por Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio, que teve sua pedra fundamental instalada em 27 de Outubro de 1944. Com grandes dimensões, 106x66 e capacidade para 80.354 madridistas, será a fortaleza do Real para conquistar as vitórias que o levem ao título.


Normalmente José Mourinho precisa de uma temporada para arrumar suas equipes. Bom, já se passou uma temporada e o Barcelona continuou vencendo tudo. Sem dúvida os blancos tem um dos melhores elencos do país. Mais do que nunca é a oportunidade de reaver a hegemonia local, a hegemonia da capital. O super elenco aqui. Para ver a dimensão desse poder, Kaká, ex-melhor do mundo é banco. Cristiano Ronaldo é o craque, recordista de gols histórico do campeonato (41 gols na última temporada). O time provável escalado por Mourinho é Iker Casillas, Sergio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Marcelo; Khedira (Coentrão), Xabi Alonso, Dí Maria, Ozil e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuain).

Nenhum comentário:

Postar um comentário