Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Dossiê 2014 - A Certificação LEED

No dia 09/11 foi a vez da palestra com o eng. Marcos Casado, gerente técnico do Green Building Council Brasil, que coordenou a construção e certificação da primeira construção sustentável da América do Sul pelo LEED - USGBC, além de coordenar os comitês técnicos do LEED/GBCB para adaptação da ferramenta LEED ao mercado brasileiro. O tema: "Construção Sustentável e Certificado LEED".

*O Green Building Council Brasil (site do GBC Brasil), criado em março de 2007, é uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.*
A atual tendência de sustentabilidade implica que os novos estádios e arenas construídos tenham maior rigor no que diz respeito a sua colocação no ambiente e os impactos que gerará. (Notícia no Portal da Copa). Segundo o gerente de relações governamentais e institucionais do Green Building Council (GBC Brasil), Felipe Faria, para a obtenção do selo verde é necessário que a construção adote alguns quesitos básicos como, por exemplo, materiais de baixo impacto ambiental (por exemplo, aço e alumínio em parte produzidos com matéria-prima reciclada), tintas e vernizes com compostos orgânicos voláteis e pisos drenantes, entre outros. Os estádios que passarem por demolição deverão reciclar os resíduos gerados e dar um destino ao que não pode ser aproveitado. A principal vantagem do certificado Leed nos empreendimentos é o ganho operacional, com reduções de custos, principalmente quanto ao uso energético e de água chegando a 50% e 9% nas construções sustentáveis. (Entrevista com Marcos Casado no Brasil Econômico).

E o que é a Certificação LEED?

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Silver, Gold e Platinum.

Entenda melhor assistindo ao vídeo abaixo (em inglês):


Nenhum comentário:

Postar um comentário