Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

The Champions! (Matchday 6)

A sexta e última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League guarda bons jogos e talvez surpresas. Apesar de times já classificados e outros eliminados, alguns "grandes" europeus ainda lutam por, no mínimo, uma vaga como segundo colocado para a fase de mata-mata. (Confira os grupos aqui). Vamos aos duelos e ao que a gente pode esperar de cada um deles.


- Pelo Grupo A, o Manchester City recebe o já classificado (em primeiro lugar) Bayern em sua casa precisando da vitória e de um tropeço do Napoli; a derrota na Itália há duas semanas deixou o time de maior investimento na Europa a ponto de uma desclassificação na primeira fase da UCL, o que seria um grande vexame. Os italianos vão à Espanha visitar o Villarreal, que tem zero pontos no grupo e não luta por mais nada; O Napoli depende apenas de suas forças para avançar à próxima fase.

- Pelo Grupo B, a Internazionale, em crise mas já classificada em primeiro, recebe o CSKA, que ainda sonha com o avanço; no entanto, os russos dependem de uma vitória em Giuseppe Meazza e de um empate no outro jogo do grupo, entre LOSC Lille e Trabzonspor, na França. A vitória dos visitantes classifica o time turco ao passo que a vitória francesa leva o Lille à fase de mata-mata.

- Pelo Grupo C, o Benfica, com 9 pontos, recebe o Otelul Galati, que tem zero pontos, para ratificar a primeira posição do grupo; de qualquer forma, os portugueses independem de combinações de resultados para avançar. No outro jogo, o Manchester United vai à Suiça enfrentar o Basel e precisando do empate para conquistar a vaga; enfrenta o Basel que deu trabalho no primeiro turno em Old Trafford. Assim como o outro time da cidade, os Reds correm risco de eliminação. Ferguson não deve, finalmente, poupar seu elenco. Chicharito é a grande ausência para a partida e para os próximos meses.

- Pelo Grupo D, o Real Madrid é o time de melhor campanha da UCL e vai a Amsterdam Arena encarar o Ajax, que deseja o empate para ir à próxima fase. Mourinho deve poupar o time visando ao confronto com o Barcelona no dia 10. O Lyon enfrenta o Dinamo Zagreb dependendo da vitória sobre os croatas, por goleada, e torcer pelo Real. Missão árdua e o destino dos franceses deve ser a Europa League, com o terceiro posto do grupo.

- Pelo Grupo E, o Leverkusen, de Ballack, enfrenta o Genk, na Bélgica, por um empate; mas a vitória garante aos alemães a primeira vaga do grupo e a possibilidade de fuga de um gigante nas oitavas. O Chelsea, do ameaçado Villas-Boas, recebe o Valencia pra jogar por empate sem gols. O empate com gols deixaria o Valencia à frente no grupo e eliminaria os Blues. Seja, talvez, o jogo mais equilibrado dos grandes ameaçados e que requer, logo, mais cuidado e atenção.

- Pelo Grupo F, o Arsenal já garantiu a primeira colocação e vai à Grécia atuar diante do Olimpiacos, que com 6 pontos, joga pela vitória e seca o Olympique, com 7 pontos, para tentar a classificação. No outro duelo, os franceses vão a Dortmund enfrentar o Borussia, com quatro pontos, que depende de difícil combinação para avançar. Para os alemães, ainda, vale a tentativa de assegurar uma vaga na Europa League.

- Pelo Grupo G, A surpresa Apoel recebe o Shakhtar, que de favorito à segunda vaga, já garantiu a lanterna do grupo; com nove pontos, o time cipriota garante a vaga com empate e a liderança com a vitória. O Porto encara o Zenit para uma final e precisa da vitória para ir às oitavas. Os portugueses tem 7 pontos contra 8 dos russos e a derrota levaria o atual campeão da Europa League de volta à competição que venceu temporada passada. Mal negócio, haja visto que o rival caseiro Benfica vai bem na Champions.

- Pelo Grupo H, Barcelona e Milan já estão classificados em primeiro e segundo, respectivamente. Ambos pouparão suas equipes, especialmente o Barça, que mira o duelo em Madrid, pelo Espanhol, no próximo sábado. Os espanhóis recebem o BATE e os italianos vão à República Tcheca contra o Viktoria Plzen. O jogo vale pela terceira posição, atualmente ocupada pelos tchecos.

Enfim, bons jogos porque, afinal:

Ce sont les meilleures équipes
Sie sind die allerbesten Mannschaften
The main event!
The Champions!

Nenhum comentário:

Postar um comentário