segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Engenharia na NFL! - Cowboys Stadium

O Dallas Cowboys Stadium é o estádio da equipe de futebol americano de mesmo nome, localizado no distrito de Arlinton, em Dallas (Texas). Inaugurado em 2009 e com capacidade para mais de 100.000 espectadores, custou a 'bagatela' de US$1.3bi. O texto a seguir é o primeiro de alguns posts que abordarão a técnica usada para levantar as mais modernas arenas dos EUA.


A arena ocupa a área de 915.000 m². Possui arcos de cantaria que formam uma espécie de assinatura da cidade. As estruturas por números impressionam. Com 35 metros de largura por 17 metros de profundidade, 3.255 toneladas, 1.290 metros de comprimento cada, 50.000 parafusos e blocos de ancoragem em concreto com mais de 20 metros de profundidade. Durante o dia a luz solar reflete a marcante silhueta da superfície metálica e durante a noite um sistema de iluminação especial reflete a forma gigantesca dos arcos.


Dentre as principais características do projeto arquitetônico do estádio destaca-se a parede exterior executada em vidro, com uma inclinação de 14 graus para criar um brilho diferente, dependendo da hora do dia.  “O formato do estádio foi desenvolvido para criar uma sensação de poder e de movimento. A simplicidade da forma é o segredo para sua força como um edifício monumental”, disse Bryan Trubey, principal designer da HKS Arquitetos Sports & Entertainment Group.  Com aproximadamente 661mil m², o teto retrátil foi projetado para ser aberto ou fechado, conforme as condições metereológicas e é considerado o maior de seu tipo no mundo. Pesando cerca de 14 toneladas (o equivalente a 92 boeings 77), quando fechado o teto alcança 104 milhões de pés cúbicos de volume, assumindo o título de maior estádio fechado no mundo.

Uma das grandes novidades da construção é o maior HDTV do mundo, instalado no teto com duas telas, uma em cada lado do campo, pesando 600 toneladas e medindo 49x22 metros, cada uma tem 10,5 milhões de LEDs. Além disso, 30.000 vagas de estacionamento, 200 camarotes de luxo posicionados em oito lugares diferentes e 1.600 banheiros complementam os números impressionantes da nova casa do Dallas Cowboys, o estádio mais moderno da NFL. 

Aqui você faz uma espécie de tour pela arenahttp://stadium.dallascowboys.com/multimedia.cfm 

*As fotos a seguir são da fase de projeto e execução.




*Referência ao portal 'Metalica' (metalica.com.br) pelas informações complementares, além do site http://www.geoprac.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário