Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como se ganha um jogo alentando? Viva a resistência!

Com a contribuição de "O blog do juva" e "Juventino Mooca".

"Ser um juventino de verdade é ser um moleque, um louco, um sonhador, um lutador e um herói. Você rema contra a maré, grita no silêncio e alenta no fracasso. Não é fácil. na verdade é infernal. Mas vale cada minuto vivido." (Giovanni Porpetta)

A questão da modernização juventina, os dilemas mercadológicos, os antitradicionalistas, os atrasados. Bom, não acho que me alongar no tema seja necessário no momento. O debate está posto, lados antagônicos claros. E que esse debate viva por muito tempo: sinal que a resistência continua. A carta que segue ao final do post, divulgado via facebook pela página "Juventino Mooca" é uma resposta ao texto publicado ontem no "BlogMoleque", de autoria de um cidadão que não merece meu respeito, em que expôs a visão mais nojenta a respeito da situação do Clube Atlético Juventus - elegendo como maior vilão da história, o torcedor. Não qualquer torcedor: mas aquele que ficou roendo osso do primeiro ao último jogo nos anos de A3, que faça chuva ou sol está lá apoiando - seja cantando ou em silêncio - mas com a alma no campo de batalha. A este torcedor que se orgulha da tradição e que para uns estagna a vida do clube. Por favor, leiam.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta aberta à presidência do Juventus

Sr. Presidente, bom dia.

Tendo em vista o post no "BlogMoleque", blog que diz representar a diretoria e os assuntos internos do clube, nos vemos obrigados a responder através desta carta.
Vamos começar nos apresentando. Somos a torcida do Juventus. Mas, juntamente com isso, somos profissionais dos mais diversos ramos e nas mais diversas empresas. Nessa torcida temos grandes analistas de marketing e mídias sociais de agências, RPs de grandes empresas como Nike, Aurora, etc., jornalistas renomados no próprio meio esportivo, produtores em grandes redes de tv, entre outras profissões.
O post diz sobre a necessidade de modernização do Juventus e apela dizendo que nós somos contra modernização.
Primeiramente, temos que deixar claro esse termo de "modernização".
Porém, "modernizar", nesse caso, está sendo traduzido como "construir uma arena", "colocar placar eletrônico", etc.

Não é assim que se faz, sr. Presidente. O Juventus tem uma identidade única. E são essas coisas tradicionais que trazem essa identidade ao Juventus.
Não adianta fazer uma arena e tornar o Juventus o próximo Grêmio Barueri, time que até já mudou de cidade, apesar de ter uma arena.
Existem diversas arenas na cidade, muito melhores do que seria a nossa. Nós não temos esse espaço.
Concordamos que o Juventus está atrasado. Sim. E até tentamos melhorar, por determinação própria e sem nenhum apoio da diretoria, pelo contrário, até sendo atacados.

Temos cerca de quatro blogs, um site sobre assuntos do Juventus e um perfil no facebook(com 3 mil 'amigos') sendo que recebemos até 50mil visitações por mês de pessoas que procuram informações sobre jogos ou sobre o time e não encontram pelo meios oficiais. Além disso, temos uma webradio que transmite ao vivo os jogos. Todas essas coisas divulgam a marca, divulgam o time, divulgam o clube. Clube esse que não tem nem um departamento de marketing além de ter um site, um perfil no facebook e até o próprio BlogMoleque que são totalmente obsoletos.

Ok, temos que pensar grande. Temos que voltar pra elite pra ficar.
Mas uma coisa é pensar grande. Outra coisa é pensar grande sem planejamento.

Se defendemos a Javari, se defendemos o placar manual, se defendemos o canolli...não é porque somos atrasados ou porque pensamos pequeno ou porque somos uns tiozinhos palpiteiros ou porque somos da oposição ou porque não estamos antenados com o mercado.
Pelo contrário. Estamos muito mais antenados com o mercado do que o tal sr. que escreveu o post. E se defendemos todas essas coisas é porque sabemos do potencial, inclusive turístico, que tem o Juventus.

E temos muitas ideias voltadas ao marketing. Mas nunca tivemos oportunidade de apresentá-las.
Portanto, se o sr., antes de tomar qualquer decisão a respeito dessa modernização, quiser nos ouvir, será um prazer conversarmos sobre ideias e sobre esses pontos.

Nós amamos o Juventus e, antes de qualquer coisa e qualquer interesse, queremos o seu bem. Mas também somos grandes profissionais em nossas áreas e achamos que o sr. está mal assessorado por pessoas(ou talvez só uma pessoa) que não entendem o Juventus, não entendem o futebol, não entendem o mercado e, acima de tudo, não têm ideias inovadoras, pelo contrário, quer copiar ideias que farão o Juventus ser só mais um timinho qualquer.

Esperamos sinceramente que sejamos ouvidos.
Atenciosamente,

Alguns torcedores.
PS. Caso haja uma resposta, nos contacte por esse perfil, ou pelo telefone 11-9-8068-6864

Um comentário:

  1. Palmeirenses, ajudem seu clube a evoluir :
    Façam seu time jogar de camisa negra e calção branco, no próximo 20 de novembro (dia da consciência negra), pra se desculparem pelos 30 anos de "apartheid" racial que vocês praticaram. Que tal ? Isso sim é evolução !!!

    ResponderExcluir