Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Vai começar a A2 - e como vem nosso Juventus?

O Clube Atlético Juventus iniciará a caminhada na série A2 do campeonato paulista neste sábado, 14/01, contra o Rio Claro, na Rua Javari.

Esta será a oitava participação consecutiva do clube paulistano na competição, sem conseguir o acesso mas também se livrando do temido rebaixamento.

Em 2022, o Juventus começou uma campanha perfeita, com 12 pontos em 12 disputados - entretanto, apenas 7 nos 33 pontos disputados na sequência da competição, encerrando assim na décima colocação (mesma colocação de 2021).

Em 2023, o que esperar do Moleque Travesso na competição? E mais, o que esperar de seus adversários?

Vamos lá entender um pouco do Paulistão Kia A2 - 2023!

Pra começar, os rebaixados da série A1 - 2022  fazem parte dos favoritos ao título: Ponte Preta e Novorizontino sucumbiram na elite ano passado, mas ambos têm estrutura, dinheiro e elenco - muito mais que os outros quatorze concorrentes. Ambos fizeram campanha decente na série B do brasileiro ano passado, permanecendo na divisão nacional para esta temporada. Assim, as equipes conseguiram manter jogadores nível A1 para esse paulistão, visando ao acesso e à boa preparação para o segundo semestre.

Num outro patamar, Oeste, Rio Claro, Portuguesa Santista e São Caetano - este apesar da crise interna, conseguiram trazer elencos sólidos e com jogadores rodados na divisão. E este fato é muito importante, conhecer os adversários e os campos é um diferencial enorme e que foi muito bem aproveitado em anos anteriores por São Bernardo e Portuguesa, por exemplo. Outros, como Velo Clube e XV, por seus motivos particulares, também podem ser nomes candidatos às oito primeiras colocações.

Já o Juventus se encontra, talvez, numa prateleira intermediária e com um dos mais difíceis prognósticos. Chegaram jogadores experientes, para uma base quase totalmente desfeita, mas nenhum com impacto que salte aos olhos.

Com Marcel deixando mais uma vez a beira do campo e assumindo um papel gerencial, Ito Roque foi o nome diagnosticado - e possível - para comandar a jornada neste semestre. 

Com certo prestígio no futebol paulista, o treinador teve sua última passagem pelo Afogados da Ingazeira-PE. Ao todo, na série D do brasileirão, Ito comandou o Afogados em 16 jogos: seis vitórias, seis derrotas e quatro empates - sendo duas derrotas pela segunda fase da competição, onde foi eliminado pelo ASA-AL. O aproveitamento foi de 45,8%, com  24 gols feitos (1,5 p.p) e 16 gols sofridos (1,0 p.p).

Com auxílio de Marcel e o diretor Eduardo Alves, o clube trouxe nomes experientes para a disputa da competição. Entre conhecidos - como Diego Sacoman e Adriano Paulista, e outros rodados e vitoriosos, como Denis Neves, Gilberto Alemão, Everton Sena e Bruno Moraes.

Eles se somam a André Dias, histórico goleiro grená e jovens oriundos da base - mas já velhos conhecidos, como por exemplo Isaque, Ricardo Jr, Alisson, Athyrson, Dudu e Masson (os três últimos que disputaram a copinha atual, eliminados ainda na primeira fase).

Ainda, existem apostas em atletas mais jovens e promissores do futebol de acesso, como são os casos de Thiaguinho e Maikinho.

Dentre os jogos-treino, o Juventus foi de uma surra sobre o Ecus Suzano a uma derrota (esperada) para o Pouso Alegre, em Minas Gerais. Por isso, fica até mais nebuloso prever como o time vai se comportar na estreia - e, claro, ao longo da competição.

Sendo um torneio de tiro curto até, pois são apenas quinze rodadas para definir o futuro, o time precisa focar em entrosamento o mais breve possível - algo difícil, visto que o clube foi o último a anunciar comissão técnica e fechar elenco. Ainda, o fator idade também é algo que coloca um receio na torcida - do prognóstico de time titular, divulgado pela turma do Escanteio SP (clique aqui), 8 de 11 atletas têm mais que 29 anos de idade. Ou seja, talvez o elenco seja fundamental para manter a estrutura de jogo por 90'.

Além de André Dias no gol, devemos ter os experientes Alemão e Sacoman na defesa central, amparados por Iran e Denis Neves nas laterais. Na proteção, como volantes, Goiano, Jeferson Lima e Betinho disputam duas vagas. No meio-de-campo, Everton Sena parece na dianteira pelos amistosos, em relação a Adriano Paulista - que tem perfil um pouco mais goleador. No trio de frente, Jair e Bruno Morais devem ter Thiaguinho, destaque da pré-temporada, completando a responsabilidade dos gols.

Novamente agradecemos a turma do Escanteio SP pelas informações acima!

O aproveitamento dos meninos da base - sobretudo aqueles que disputaram a atual edição da copinha - é uma incógnita. Dudu e Masson, sobretudo, já vinham sendo titulares na copa paulista do ano passado e tem boa rodagem profissional. Entretanto, com todas as contratações experientes, a janela para desenvolvimento é estreita e merece demais a atenção da diretoria.

De modo geral, nossa aposta, aqui no bola pro mato, é entre 20 e 24 pontos somados na competição, brigando pela classficação e longe do risco de rebaixamento. 

O time tem oito jogos fora de casa (contra sete em próprios domínios) sendo dois contra os favoritos ao títulos (sétima e décima quinta rodada). Ainda, nas duas últimas viagens da primeira fase, Monte Azul e Novo Horizonte representam quase 1.000 km somados de rodovias, o que obviamente desgasta fisicamente o elenco.

Com a estreia tão próxima, acreditamos que as expectativas reais vão aparecer após os três primeiros jogos e, aí, tentaremos um prognósticos mais preciso.

Que San Gennaro nos abençoe e forza, juve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário