Muricy entrou com 3 zagueiros e cometeu o erro de afundar o time atrás da linha da bola; no final das contas, eram 7 jogadores presos na defesa - Bruno, Dracena, Durval, Danilo, Léo, Arouca e Henrique. A postura da equipe foi covarde, submisso, o medo tomou conta da equipe. O gol catalão seria questão de minutos, era óbvio. A posse de bola, por volta de 75% era efetiva. Num passe de Dani para o domínio espetacular de Xavi e enfiada rápida, Messi encobriu Rafael para, a bem da verdade, abrir a porteira. O jogo acabara ali. Não demorou para o Xavi ampliar o placar em passe vindo da direita. Ainda Cesc conseguiu o 3x0 após grande jogada catalã. Nada de Ganso, Neymar ou Borges - passividade total.
No 2º tempo, o jogo voltou com outra cara, muito por puxada de freio do time de Guardiola. Mesmo assim, a posse continuou assustadoramente alta e Neymar e Ganso desaparecidos. Quando o Santos tentou jogar, até que esboçou alguma jogada. Na melhor tentativa, Neymar recebeu frente a frente com Valdez, mas a indecisão do craque santista culminou numa finalização fraca, hesitante. Pouco tempo depois, o 4x0, novamente com Messi, decretou a goleada.
Não quero "prever o passado", mas Muricy errou, sim. Muitos jogadores pesados, muita gente postada atrás da bola. A preparação de 6 meses desde o título da Libertadores foi péssima. O time nunca jogara com 3 zagueiros antes. Enfim, erros perante a melhor equipe do mundo sempre serão cruciais. O Barcelona é o Barcelona que já foi muito falado neste blog e blogs afora.
Barcelona Campeão do Mundo!
Muito boa matéria, Ricardo.
ResponderExcluirUm abraço!
Vinicius Braz