Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

One Hundred - Invincibles

Diz a lenda que na virada do século XIX para o XX, quando o futebol se espalhava ocidente afora, quase sempre levado por britânicos que residiam e trabalhavam nestes países, muitos dos novos clubes fundados nestes locais receberam influência das equipes inglesas para as quais esses imigrantes torciam, fosse no nome, nas cores ou no desenho do uniforme. E o Notts County também serviu de inspiração. Fundada em 1897 na cidade italiana de Turim, a Juventus vestia camisas rosas com gravatas pretas (acessório então comum na indumentária do esporte bretão). Mas com o tempo a cor do uniforme desbotou devido às contínuas lavagens. Assim, em 1903, a insatisfeita equipe italiana buscou soluções para os dois problemas por meio de John Savage, seu jogador e inglês de nascimento, que contatou um amigo de Nottingham. Torcedor do Notts County, este amigo prontamente enviou para a Itália uma leva de camisas de seu clube, com listras pretas e brancas, que agradaram aos atletas por considerarem a combinação “agressiva e poderosa”. 116 anos depois, a Vecchia Signora é uma das equipes mais influentes do esporte, e de algum modo carrega o legado Magpie pelo mundo.

Ainda distante de um legado semelhante, o Notts segue seu trabalho de reconstrução. E nele, tardia e orgulhosamente, explicamos o título deste capítulo: campeão invicto da Football League One, com 40 vitórias e 6 empates além de 100 gols feitos nas 46 partidas. Uma campanha de sonoros 126 pontos e 88 gols de saldo. Melhor ataque, melhor defesa, 34 pontos de vantagem para o segundo colocado. Tantos e tantos números servem para explicar a grandiosidade da temporada 2019/2020. Além destes todos, artilheiro e vice-artilheiro, os três principais garçons e o melhor jogador da competição: Tammy Abraham.

Mas quem é Abraham?

Um esguio e promissor atacante inglês, nascido em Londres e parte da equipe de base do Chelsea desde os 7 anos de idade, Tammy Abraham vivera 3 espetaculares empréstimos ainda nos seus primeiros passos profissionais. Entre Bristol, Swansea e Aston Villa foram quase 60 gols, uma média de 20 por ano entre 2016 e 2018. Apostando nisso, Castro abordou o Chelsea para trazer o brilhantismo dele ao Meadow Lane - e o resultado foi fantástico: entre os dois pés e o cabeceio acima do comum, foram 29 tentos em 45 partidas. Obviamente tamanho sucesso chamou a atenção de todos os clubes da Premier League e, após o verão, Abraham foi vendido por mais de 30 milhões de libras ao Newcastle. Abraham: "vivi 12 meses muito especiais em Nottingham. O que parecia descer um degrau para todos, para mim sempre foi a certeza de contribuir com um projeto grandioso - e que faria de mim um prospecto definitivo no cenário da Premier League. Vim para este ano e espero que a torcida entenda - meu amor jamais ficará preso por apenas essa temporada, é algo que vou levar pra vida toda - aqui é onde sonho aposentar um dia. E tenho certeza que em breve nos veremos em grandes campeonatos desse país."

Além de Abraham emprestado, Nketiah também negociou junto ao Arsenal a extensão de seu vínculo em Nottingham por mais uma temporada. A dupla fez somados 54 gols e 36 passes para gols, números gigantescos para jogadores ainda em ascensão. Contudo, apesar de ambos, a força do Notts também existiu por uma combinação de dois fatores: primeiro, a manutenção do elenco que conquistara a League Two no ano anterior; e segundo, pela política de crowdfunding desenvolvida por Castro e a diretoria - uma série de investidores aportou dinheiro para contratações, suficiente para adquirir atletas e fazer os pagamentos de salário de todo o elenco (inclusive ao elenco já existente, para evitar conflitos); a renda dos jogos (excluído manutenção e custos) seria dividida entre clube e investidores ao passo que todos os royalties com vendas de produto ficavam para os investidores. Deste modo, a equação parecia ser - e foi! saudável para todas as partes.

Com este poderio financeiro, incomum à terceira divisão, o Notts County trouxe em definitivo jovens promessas do futebol inglês - Greenwood e Daniel James do Manchester United; Smith-Rowe, Willock e Bukayo Saka do Arsenal; Tomori do Derby County; e Häland, do Red Bull Salzburg.

Com todos estes nomes, podia-se esperar o futebol leve que o time mostrou na temporada. Com velocidade e ataque envolvente, o Notts engoliu todos os adversários e garantiu os números que mostramos anteriormente.

Time-base: Schfield; Chamberlain, Bird, Duffy e Evina; Rose, Boldewjin e James; Abraham, Nketiah e Saka.

Elenco

Goleiros: Tim Howard (aposentado), Schofield e Palmer;
Laterais: Tootle, Chamberlain, Jones (aposentado), Bakayogo e Evina;
Zagueiros: Bird, Ward (aposentado), N'Gala, Tomori e Duffy
Meio-campistas: James, Saka, Boldewjin, Rose, Bjarnason, Willock, Smith-Rowe, Doyle (aposentado), O'Brien e Kellett;
Atacantes: Abraham, Nketiah, Greenwood, Ayassou, Haaland, Cerny, Wes Thomas e Branco;

Além da estatística, há de falarmos no jogo mais importante desta breve história. Pelas quartas-de-final da FA Cup, o sorteio colocara Notts County perante nada menos que o Liverpool, em Anfield. Os Reds, mesmo com seu time titular, não conseguiram manter a superioridade de posse de bola, frente aos Magpies dominantes. Num jogo de apenas 13 chutes ao gol, 2 entraram pelo pé-direito e pela cabeça de Tammy Abraham, em verdadeiras assistências de Daniel James. A trajetória na competição, porém, terminou nas semifinais, com um gol aos 118' do Watford, adversário naquele episódio. E assim como na FA, nenhuma das outras copas foi boa para o clube, com eliminações muito precoces.

O planejamento inicial para o ano era vencer a League One e, ao menos, a Carabao Cup. Como descrito, o sucesso foi parcial. Entretanto, tudo indicava já excelentes ares para a nova temporada da Championship.

Nenhum comentário:

Postar um comentário