Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

WTA Championships

De terça feira até este próximo domingo (23 a 28) vem ocorrendo o WTA Championships, em Istambul, onde as oito melhores tenistas do ano se enfrentam em um modo de torneio único no circuito: dois grupos de quatro tenistas onde todas jogam contra todas, e as duas melhores de cada grupo farão as semifinais, e posteriormente as vencedoras se enfrentam na final. Com a minha demora para postar este texto, final esta já definida entre Maria Sharapova e Serena Willians. Mas o fato é que não deixaremos a análise do nosso colaborador de fora. A seguir, Rodrigo Silva registra suas impressões sobre o WTA! (E veremos se seus palpites foram certeiros ou não...)

Obs.: A grande final ocorrerá no domingo às 12h, com transmissão da Bandsports. Pode-se acompanhar também por stream de alta qualidade em sites como livescorehunter.com e frombar.tv.

Vou tentar fazer para cada tenista um resumo do ano, as chances no torneio e as minhas apostas.

Grupo Vermelho

[1] Victoria Azarenka (BLR)

6 títulos: Sydney, Australian Open, Doha, Indian Wells, Beijing e Linz.

Não à toa é a número 1, teve um ano fantástico, sempre chegando bem nos grandes torneios, é uma das favoritas do torneio, mas está no grupo da morte, e apesar de tudo indicar que disputará o primeiro lugar com a Serena, qualquer deslize nas outras duas partidas pode significar a desclassificação.

Minha aposta: Não imagino que terá dificuldades com o tennis que vem apresentando nesse ano, disputará a primeira posição com a Serena, mas não acho que ela vá jogar tudo que pode contra a Serena na fase de grupos, pois o torneio é de tiro curto, e como não tem tempo para descanso tem que se pensar no melhor para as partidas futuras. Passará em segunda, caso não seja a Serena a dá uma relaxada no jogo entre as duas.
 
[3] Serena Willians (USA)

6 títulos: Charleston, Madrid, Wimbledon, Stanford, Olympics e US Open.

A mulher a ser batida no circuito. Após um começo de ano morno, conseguiu juntar conquistas de forma absoluta na segunda metade do ano. Duas vezes campeã desse torneio, dificilmente não estará nas fases finais.

Minha aposta: Tudo que eu disse para a Azarenka vale aqui, a diferença é que no confronto entre as duas a Serena leva ampla vantagem (10-1), para mim passará em primeira.


[5] Angelique Kerber (GER)

2 títulos: Paris e Copenhagen.

Apesar de faltar um grande título no ano para a alemã, e também de nenhum resultado muito expressivo nos grand slams, ela está nessa posição graças a sua constância nos outros grandes torneios, chegando sempre nas fases finais. Ela conseguiu complicar muitos jogos em cima das tops do circuito, inclusive vencendo alguns.

Minha aposta: Em Cincinnati ela venceu a Serena, acho difícil ela conseguir repetir o feito, mas se estiver num dia inspirado, pode complicar o jogo para a americana. Já contra a Azarenka, o jogo dela não incomoda a número um. Acho que será a lanterna do grupo.

[8] Li Na (CHN)

1 título: Cincinnati

O ano da chinesa não foi nem de longe tão brilhante como o de 2011, mas a mudança de treinador nesse finalzinho já vem mostrando resultados, ganhando Cincinnati e chegando à semifinal de Pequim.

Minha aposta: Ela tem história em complicar jogos para as tops, seu jogo kamikaze pode incomodar qualquer uma, mas seu mental está atrapalhando muito esse ano. Vejo ótimas partidas contra a Vika e a Serena, mas não consigo achar que ela consiga ganhar de qualquer uma das duas hoje. Para mim o jogo contra a Kerber será para ver quem ficará com zero ponto e menos premiação, e a chinesa já estará satisfeita com essa vitória.

Grupo Branco

[2] Maria Sharapova (RUS)

3 títulos: Stuttgart, Roma e French Open.

Número dois do circuito com muitos méritos também, finalmente a Maria voltou a figurar sempre entre as finalistas nos torneios, ela voltou a encontrar o caminho para as vitórias. Continua tendo problemas com serviços em alguns jogos, complicando jogos fáceis, mas está num grupo que tem toda a possibilidade de reinar soberana.

Minha aposta: Imagino que se não se complicar, passará em primeira com muita tranquilidade. Mas a Maria gosta de emoções fortes, e prevejo um jogo complicado contra a Petra, e dependendo de como estiverem calibrados seus golpes contra a Aga, poderá ser um jogo dramático também. Apesar de todos esses poréns, ela passará em primeira.

[4] Agnieszka Radwanska (POL)

3 títulos: Dubai, Miami e Brussels.

Aga esse ano conseguiu calar seus críticos, fez final de slam, ganhou um torneio grande (Miami) e chegou a ser número dois do circuito por um tempo. O sorteio foi bom para

ela, pois seu jogo defensivo com um pouco de variação pode incomodar a Sharapova, fato que não ocorre contra a Azarenka. Tem tudo para disputar a segunda vaga com a Petra.

Minha aposta: Brigará pela segunda vaga com a Petra, e ainda tem a chance de conseguir uma surpreendente vitória contra a Maria, mas para mim a quadra rápida dá um ligeira vantagem para a Maria e a Petra, e infelizmente para ela acho que ficará em terceira.

[6] Petra Kvitova (CZE)

2 títulos: Montréal e New Haven.

Depois de um grande ano em 2011, esse ano foi bem abaixo do que todos esperavam dela, obtendo apenas um título de expressão (Montreal), e duas semifinais de slam que a mantiveram entre as oito melhores. Será que ser a atual campeã a ajudará ou apenas trará mais pressão a ela?

Minha aposta: Fará o jogo mais interessante desse grupo contra a Sharapova, e caso consiga a vitória terá tudo para passar em primeira. Mas pelo ano que a Petra vem fazendo, não consigo apostar nela com convicção. Para mim passará em segunda, ainda acho que ela é uma das tenistas mais talentosas do circuito e conseguirá ganhar da Aga.

[7] Sara Errani (ITA)

4 títulos: Acapulco, Barcelona, Budapest e Palermo.

A italiana fez a melhor temporada da sua carreira, fazendo semi e final de slam. Mas tem que se falar também que as chaves a ajudaram com quedas precoces das tops, e seus títulos aleatórios no saibro também. Porém, não se podem esquecer os jogos que ela conquistou na pura raça, e merece participar desse torneio final.

Minha opinião: Será a lanterna do grupo e provavelmente do torneio, tem que estar muito feliz por já ter chegado a Istambul.

Fases Finais

Não consigo imaginar uma final sem a Serena, e acredito que a outra a chegar será a Azarenka. E pelo que as duas vêm apresentando, independente de quem passar em primeira e segunda nos grupos, não acho que a Sharapova conseguirá vencer nenhuma das duas. Quanto a final, é difícil cravar algo, a Serena continuaria sendo favorita, mas aquela final no US Open que a Vika chegou a sacar para o campeonato me faz pensar que se ela tiver essa chance novamente não deixará passar. Para não ficar em cima do muro, vou mais com o coração mesmo, para mim a vencedora do WTA Championships de Istambul será Victoria Azarenka.



Nenhum comentário:

Postar um comentário